Regulamento

1º Torneio “Didi de Sousa” de Futebol Society

Categorias Livre, Máster e Veteranos

 

 

Regulamento

 

DA COMPETIÇÃO

 

Artigo 1º – O Patos Tênis Clube, faz realizar o 1ª Copa Didi de Sousa de Futebol Society, categorias Livre, Máster e Veteranos com a participação dos associados de 16 (dezesseis) anos acima sendo que até 34 anos (categoria Livre), de 35 a 44 anos (categoria Máster) e 45 anos acima (categoria Veteranos).

Artigo 2° – A competição será regida pelas regras nacionais e pelo que dispuser este regulamento, sendo completadas por aquelas tradicionais do clube, baseadas no regimento interno.

Artigo 3° – Qualquer recurso deverá ser protocolado na secretaria do clube, com prazo de 24 horas após o termino da partida e constando assinatura do requerente e de duas testemunhas, devendo ainda ser recolhido uma taxa de R$ 30,00, que será devolvida ao requerente caso ganhe o recurso. A diretoria irá julgar e dar seu parecer. Na súmula do jogo só poderá conter relatório do árbitro, do anotador ou do diretor responsável.

Artigo 4° – Os jogos terão duração de 60 (sessenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos corridos, com intervalo de 05 (cinco) minutos entre os tempos. A paralisação do cronômetro só se dará através de solicitação ou comando da arbitragem.

Artigo 5° – Se uma partida for encerrada por falta do número mínimo legal de atletas, determinado pelas regras, a equipe que não tiver número mínimo de atletas será considerada perdedora, somando-se os 3 (três) pontos ganhos para a equipe que tinha o número mínimo de atletas para continuidade da partida e a mesma perderá ainda mais um ponto na classificação geral e o caso analisado pela diretoria.

Parágrafo Único – Se nenhuma das 2 (duas) equipes possuírem o número mínimo legal de atletas para continuidade da partida, as 2 (duas) serão consideradas perdedoras e nenhum ponto ganho será atribuído às mesmas e ainda as duas equipes perderão mais um ponto na classificação geral.

Artigo 6° – Quando uma partida for interrompida antes de 40(quarenta) minutos de jogo por qualquer motivo extra campo, e não puder ser reiniciada dentro de um prazo máximo de 30(trinta) minutos, ela será reiniciada do ponto em que foi interrompida em dia, hora e local marcado pela comissão organizadora e somente poderão participar desta, aqueles atletas que estavam relacionados na súmula da partida interrompida.

Parágrafo Primeiro – Quando a interrupção for após os 40(quarenta) minutos, o resultado da partida será mantido.

Artigo 7° – Caso haja igualdade nas cores dos uniformes, a troca será feita pela equipe que não possuir o uniforme completo, mas se as duas estiverem com os uniformes em mesmas condições, um sorteio indicará a equipe que deverá mudá-lo no prazo de 05 (cinco) minutos, ou usar coletes fornecidos pela organização.

Artigo 8° – Quando houver abandono de campo por alguma equipe, os jogadores que abandonarem o campo, serão suspensos por 01(uma) partida, que será cumulativa para a próxima competição, caso o abandono seja na última partida da equipe no campeonato.

 

DA PREMIAÇÃO

 

Artigo 9° –  Será oferecido às equipes colocadas em 1º e 2º lugares, as seguintes premiações:

1º lugar:        Troféu e medalhas

2º lugar:        Troféu e medalhas

Artilheiro:        Troféu (somente gols pela sua equipe)

Goleiro:        Troféu ( será feita uma média das participações na equipe com melhor defesa)

Equipe disciplinar:        Troféu (será 01 para as 03 categorias)

 

DA FORMA DE DISPUTA

 

Artigo 10°Primeira Fase

Categoria Livre

Após o sorteio foram formadas 06 equipes distribuídas em uma única chave.

As equipes jogarão entre si dentro, em turno, datas e horários estipulados na tabela, classificando-se ao final desta fase, quatro equipes, sendo aquelas que obtiverem a maior soma de pontos ganhos.

Categoria Máster

Após o sorteio foram formadas 06 equipes distribuídas em uma única chave.

As equipes jogarão entre si dentro, em turno, datas e horários estipulados na tabela, classificando-se ao final desta fase, quatro equipes, sendo aquelas que obtiverem a maior soma de pontos ganhos.

Categoria Veteranos

Na 1ª Fase o torneio contará com 8 equipes divididas em duas chaves.

Classificarão as 6 melhores colocadas, independente da chave, observando os critérios de desempate (Artigo 14º).

Artigo 11° – Segunda fase –  Jogos Eliminatórios

Nas categorias Livre e Máster as equipes vão diretamente para semifinais.

Na categoria Veteranos- Na 2ª Fase, contaremos com 6 equipes em jogos eliminatórios conforme tabela.

Parágrafo Primeiro – Em caso de empate no tempo normal de jogo, a decisão será em penalidades máximas, iniciando com uma série de 03 (três) cobranças para cada equipe e alternadas se necessário até o desempate.

Artigo 12º – Terceira fase- Semifinal

Serão jogos eliminatórios em duas partidas, conforme tabela.

Na Categoria Veteranos – Classificarão as 3(três) equipes vencedoras de seus jogos (2ª Fase) e ainda uma 4ª(quarta) equipe por Índice técnico, respeitando os critérios de desempate (Artigo 14º).

Parágrafo Primeiro – Em caso de empate entre as equipes na soma dos pts e posteriormente no número de gols feitos ao final do 2º jogo, a decisão será em penalidades máximas, iniciando com uma série de 03 (três) cobranças para cada equipe e alternadas se necessário até o desempate.

Parágrafo Segundo – Todos os atletas inscritos deverão cobrar as referidas penalidades, exceto o goleiro, obedecendo à proporcionalidade se todos já tiverem cobrado as referidas penalidades e tiver que repetir algum jogador.

Artigo 13°Final

Jogo único conforme tabela, usando o mesmo critério da fase anterior.

DA CONTAGEM DE PONTOS

1-      Vitória ® 03 (três) pontos.

2-      Empate ® 01 (um) ponto.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Artigo 14° – Durante a fase de classificação e na disputa por índice técnico, se houver empate em pontos ganhos entre duas ou mais equipes, obedecerá a seguinte ordem:

A – Confronto direto

B – Maior número de vitórias

C – Maior número de gols marcados

D – Menor número de gols sofridos

E – Menor número de cartões vermelho

F – Sorteio

DAS EQUIPES

Artigo 15° – As equipes foram formadas por atletas associados do clube através de sorteio. Cada equipe terá um representante que se responsabilizará pelo uniforme, escalação, anotação da presença dos atletas e participar de reuniões se necessário.

Parágrafo Primeiro – As equipes deverão cumprir as datas e horários estabelecidos na tabela, sendo considerada perdedora por W X O, a equipe que não se apresentar uniformizada até 15 (quinze) minutos após o horário oficial da tabela no primeiro jogo do dia ou no caso de haver atraso no 1º jogo a equipe terá 10(dez) minutos após o termino do jogo que antecedeu a sua partida para se apresentar. Sendo considerado o placar de 02 x 00 em favor da adversária e ainda perderá um ponto na classificação geral, e na reincidência (2º W X O) a mesma será eliminada da competição independente da fase em disputa, o resultado será computado para efeito de saldo de gols e gols marcados.

Parágrafo Segundo – Para ter condições de jogo a equipe deverá ter no mínimo 06 (seis) atletas em campo.

Parágrafo Terceiro – Para completar as equipes poderá ser usado um goleiro sócio do clube e mais 03 (três) atletas de outras equipes relacionados na categoria de atletas “entera”.

Parágrafo Quarto – O atleta entera poderá completar a equipe até o início do 2º tempo, sendo que somente poderá ser inscrito o número que faltava para completar esta equipe e mais um para ficar a disposição na reserva, não mais podendo ser inscrito atleta entera, nem mesmo no lugar de outro entera.

No caso de um atleta da equipe chegar e um atleta entera já estiver uniformizado e inscrito na súmula para completar a equipe, o entera terá direito de jogar no máximo 20 minutos e se o mesmo já tiver jogado os 20 minutos deverá  a partir daí ser substituído imediatamente podendo ficar a disposição do capitão, e só retornar à equipe se algum atleta da equipe se machucar ou não tiver condição de jogo, sendo que o atleta substituído só saíra com o seu consentimento e não mais poderá retornar na partida, devendo deixar o campo de jogo.

Parágrafo Quinto – O goleiro é livre não podendo passar do meio do campo e também pode pegar com as mãos as bolas recuadas de arremesso lateral, lógico obedecendo ao tempo limite de posse de bola, e não pode deixar a bola cair no chão e pegar novamente. O goleiro, independentes se estiver inscrito na equipe, não poderá cobrar penalidades durante e após a partida no caso de decisões por pênaltis em partidas eliminatórias.

Parágrafo Sexto – O atleta entera ou goleiro que não estiver inscrito em nenhuma equipe e tiver que cumprir qualquer punição prevista neste regulamento, cumprirá na(s) próxima(s) rodada(s) ou fase(s) independente da categoria na qual ele levou a suspensão.

Parágrafo Sétimo – A equipe que completar com jogador que não estiver na lista de entera, poderá ser julgada juntamente com o atleta e punidos conforme Código Disciplinar.

Parágrafo oitavo – A equipe que desobedecer aos § 3º, 4º e 7º deste artigo, perderá os pontos do jogo, caso ganhe algum e seu responsável ficará suspenso por uma partida, podendo ainda ser julgado pela diretoria de acordo com o C. D. (Código Disciplinar), sendo considerado o placar de 02 x 00 em favor da adversária e o resultado será computado para efeito de saldo de gols e gols marcados.

Artigo 16º – Quando a equipe tiver algum jogador que não tenha condições de jogo e mesmo assim, este atleta insiste em participar da partida, o capitão deverá ser comunicado do fato para que se retire este jogador do campo. Se mesmo depois de comunicado o capitão permite que este jogador participe, deverá ser feito um relatório na súmula para que o capitão assine, sob efeito de se comprovada a irregularidade e a equipe tiver ganhado algum ponto, a mesma perderá em favor da equipe adversária, sendo que o atleta e o capitão receberão uma partida de suspensão automática.

Parágrafo Primeiro – No caso do capitão avisar o jogador, e o mesmo se recusar a retirar-se do campo, a partida não se realizará e o anotador deverá relatar na súmula do jogo que o atleta não se retirou, para que seja julgado o fato pela diretoria.

DO ATLETA

Artigo 17º O atleta só terá condição de jogo se estiver em dia com a mensalidade do clube.

O infrator ficará suspenso por duas partidas de sua equipe e ainda poderá ser punido conforme Código Disciplinar e até mesmo eliminado da competição.

Artigo 18º – Deverá acatar as decisões do representante da equipe quanto à escalação, substituição e outras determinações.

Artigo 19º – Deverá comparecer para jogar nas datas e horários fixados na tabela no PTC I e PTC II.

Parágrafo Primeiro – Todo atleta terá direito de jogar pelo menos quinze minutos em cada partida, ficando em sua responsabilidade e do capitão da equipe este controle. Se não houver entendimento entre as partes e estiver faltando quinze minutos para terminar a partida poderá solicitar a interferência do anotador, que fará valer seu direito paralisando a partida e exigindo que faça a substituição.

Parágrafo Segundo – Só poderá jogar com uniforme; camisa, calção, meião e chuteira society ou similar. Proibido jogar descalço, com bermuda ou calça comprida (salvo o goleiro) e chuteira de trava. O infrator ficará suspenso da próxima partida de sua equipe (não podendo completar/entera nenhuma equipe nesse período) e ainda poderá ser julgado conforme Código Disciplinar.

Parágrafo Terceiro – O atleta que receber uniforme para jogar em um campeonato, e não devolver o mesmo após a eliminação de sua equipe ou termino do campeonato ficará impedido de jogar no próximo campeonato, até que devolva o uniforme.

Artigo 20º – Se faltar a dois jogos, consecutivos ou não, o atleta perderá o seu direito de jogar os quinze minutos, e se voltar a faltar mais uma vez, ficará a critério do capitão a sua permanência, eliminação ou substituição por outro atleta da lista de espera, a critério da comissão organizadora.

DA DISCIPLINA

Artigo 21º – O atleta poderá ser advertido pelo arbitro com:

Cartão Amarelo – (somente para efeitos de equipe disciplinar)

Cartão Azul –   desclassifica o atleta da partida

Cartão Vermelho – elimina o atleta da partida e o suspende do próximo jogo (cumulativo para a próxima competição se a equipe não tiver mais jogos nesta competição).

Dois cartões vermelhos – eliminam o atleta da competição.

Parágrafo primeiro – O atleta que estiver completando uma equipe e a sua já estiver sido eliminada e for expulso, cumprirá suspensão na próxima competição, não mais podendo “entera” nesta competição. Caso receber cartão azul estará impedido de atuar no mesmo dia para outra equipe.

Parágrafo segundo – A equipe será penalizada a partir da 7ª (Sétima) falta coletiva por tempo com tiro livre direto a ser cobrado com a bola colocada na marca do tiro livre.

Artigo 22º – Em caso de agressão de qualquer natureza física ou verbal, a quaisquer pessoas envolvidas na partida ou assistentes, o caso será julgado pela comissão de esportes do PTC, de acordo com relatório do árbitro, diretor ou funcionário que estiver envolvido com os jogos, e aplicado as seguintes punições:

Parágrafo primeiro – Expulsão simples do futebol, pena de 01 partida automática.

Parágrafo segundo – Expulsão do futebol com ofensas morais(verbal),ao árbitro ou atletas, pena de 02 partidas.

Parágrafo terceiro – Expulsão do futebol com agressão física tentada, pena de 02 a 04 partidas.

Parágrafo quarto – Expulsão do futebol com agressão física consumada, pena a critério da comissão e diretoria de acordo com a gravidade dos fatos e relatórios apresentados.

Parágrafo quinto – Demais ocorrências, serão julgadas pela comissão de acordo com gravidade dos fatos e relatórios apresentados.

DA ORGANIZAÇÃO

Artigo 23º – A diretoria poderá alterar datas e horários se houver necessidade, deliberar e resolver sobre casos omissos a este regulamento e enfim praticar todos os atos necessários ao bom desenvolvimento da competição.

Patos de Minas, 02 de Setembro de 2013.

                                                                Departamento de Esportes- PTC